Banda da Brigada Militar e Orquestra Sinfônica de Santa Maria vão se apresentar no sábado de Romaria

Gabriel Marques

Banda da Brigada Militar e Orquestra Sinfônica de Santa Maria vão se apresentar no sábado de Romaria
Foto: Nathália Schneider (Diário)

O primeiro dia da 79ª Romaria Estadual da Medianeira contará com duas apresentações especiais no Parque da Medianeira. No sábado, às 10h, a Banda da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS) da Brigada Militar (BM) fará parte da abertura da quermesse. À noite, a Orquestra Sinfônica sobe ao Altar Monumento para o Concerto para Maria, às 20h.

Historicamente, a banda da BM se apresenta no encerramento da Romaria, diferente do que vai ocorrer este ano. Independente de em qual momento, a banda procura sempre estar ao lado da comunidade, conforme o sargento e maestro Jeferson dos Santos, 50 anos:

– Somos uma banda muito popular e temos esta visão de sempre nos aproximarmos da população. Isso nos ajuda a entender o que o povo gaúcho gostaria de escutar e montamos nosso repertório anual.

O maestro diz que cerca de sete músicas devem ser tocadas na ocasião. Entre elas estará o Hino de Medianeira, e demais que vão das tradicionalistas, a nacionais e internacionais.

Ainda no sentido de permanecer junto da comunidade, a banda também se apresenta nos desfiles de 7 e 20 de setembro, além de eventos em escolas e demais situações pontuais, como o início dos voos diretos de Santa Maria a São Paulo, que tiveram início ontem. Segundo o comandante da EsFAS, capitão Humberto Goulart Neto, 38, a participação da banda faz com que a Brigada tenha maior representatividade.

Orquestra Sinfônica

O Concerto para Maria será realizado pela Orquestra de Sinfônica de Santa Maria na noite de sábado, no Altar Monumento. Esta será a primeira vez que a orquestra se apresenta no local e levará um repertório que deve incluir músicas sacras e cânticos marianos, ensaiados exclusivamente para este momento.

Conforme a Arquidiocese de Santa Maria, “o espetáculo busca agregar ainda mais significado aos momentos de oração”. Serão 17 músicas tocadas ao público e parte dos arranjos foram elaborados por Dilber Alonso e Lucas Formulo. As solistas convidadas são Rosimari Oliveira e Juliana Pires. O maestro é Tita Sartor que também é o diretor artístico da orquestra. Ele conta como o material foi pensado para a Romaria:

– Algumas das músicas são do século 18 e 19, que já tocamos em outras oportunidades, mas também teremos os hinos tocados na Basílica e que vão ter arranjos especiais. É uma grande honra poder participar deste evento tão especial.

Repertório da Orquestra

Edvard Grieg – Holberg Suite: Preludio

Cesar Franck – Panis Angelicus

Johann Sebastian Bach – Jesus Alegria dos Homens

Johann Sebastian Bach – Aria da 4ª Corda

Franz Schubert – Ave Maria

Marco Frisina – Anima Christi

Andrew LLoyd Webber – Pie Jesu

Padre José Mauricio – Abertura em Ré

Wolfgang Amadeus Mozart – Ave Verum

Pietro Mascagni – Ave Maria

Charles Gounod – Ave Maria

John Newton – Amazing Grace

Pe. Zezinho – Maria de Nazaré

Braga e Navarro – Sobe a Jerusalém

Padre Zanchi – Medianeira para Todas as Graças

Padre Barros – Maria Mãe Medianeira

Georg Friedrich Handel – Hallellujah

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Qual o perfil dos passageiros do primeiro voo de São Paulo a Santa Maria Anterior

Qual o perfil dos passageiros do primeiro voo de São Paulo a Santa Maria

Ministério da Saúde lança plano de combate à poliomielite Próximo

Ministério da Saúde lança plano de combate à poliomielite

Geral